Consumo Consciente, ESG

ESG vs Impacto

É comum ouvirmos esses dois termos: ESG e empresa de impacto. Mas será que as pessoas sabem a diferença? Durante a minha jornada empreendedora ficou mais fácil perceber que os conceitos dessas palavras são bem distintos e  de como são importantes para que o mundo seja mais sustentável.  

Como fundadora da ciclou, eu acredito que existem soluções sustentáveis para tentarmos mudar o mundo, por essa razão, o propósito e atividade principal da ciclou, é ressignificar resíduos que seriam descartados ou que estavam sem uso, em produtos incríveis. Por definição, então, somos uma startup de impacto, pois realizamos atividades que impactam positivamente o meio ambiente. 

Mas, nós também precisamos ter iniciativas ESG, assim como toda e qualquer outra empresa no mercado deveria ter . ESG é um acrônimo em inglês para responsabilidade social, ambiental e de governança (Environmental, Social and Governance) ou ASG em português ( Ambiental, Social e Governança) e é um termo usado para descrever práticas ou políticas adotadas por empresas de responsabilidade nessas esferas, que visam promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, bem como práticas que minimizem o impacto ambiental da empresa e de boa governança.  

Então, independente do que a empresa faz, como por exemplo: se vende petróleo ou se vende upcycling, ela pode ter ações ESG, ou simplesmente mais sustentáveis. Algumas das práticas mais comuns incluem a redução de gases de efeito estufa (como os créditos de carbono, frete neutro, entre outras), assim como a implementação de projetos de logística reversa, a adoção de transparência na governança corporativa e também a promoção da diversidade e inclusão nas empresas, entre outras. 

Na ciclou, como startup em Early Stage, nos preocupamos em sempre usar tags e resíduos de marketing feitos de materiais reciclados e nossas embalagens são pensadas para que o cliente possa usá-la mais vezes.

Ambos os conceitos andam de mãos dadas, as empresas de impacto normalmente ajudam outras empresas a terem iniciativas ESG e colocarem em prática soluções para tentar resolver problemas sociais e ambientais. Por isso, a importância da colaboração e a parceria das empresas de impacto nos dias atuais. 

É escalável? 

Uma empresa de impacto, como já exemplifiquei, está centrada em criar soluções para o mercado que possam ter um impacto significativo em áreas sociais e ambientais. Essas empresas, não só adotam práticas de responsabilidade social, ambiental e de governança, mas principalmente fazem investimentos significativos para ajudar a solucionar problemas sociais e ambientais de outras empresas.  

Por exemplo, uma empresa de impacto pode investir em tecnologias que ajudem a reduzir o consumo de água ou em soluções que promovam a melhoria das condições de vida de comunidades desfavorecidas. A ciclou tem o foco em desenvolvimento de produtos feitos de matéria-prima que seria descartada, aumentando o ciclo de vida útil do material e também reduzindo a taxa de resíduo por PIB do País.  

Na verdade, se nós quisermos crescer, expandir, escalar, automatizar, profissionalizar e metrificar nossas atividades, só nos resta rentabilizar também. Se o trabalho e objetivo da empresa é realmente de impacto, a visão seria que ele tenha a obrigação de querer crescer, e expandir, porque isso resultaria um benefício ainda melhor para o nosso meio ambiente. Por outro lado, a transparência e quantificação do impacto gerado, é igualmente importante, que também quer o capital, investimento, fomento e diversas outras formas, como o acúmulo do lucro ao longo do ano também (que torna a expansão um pouco mais demorada).  

A conta é simples, quanto mais produtos vendermos, mais podemos investir em pessoas, ferramentas e projetos para impactar ainda mais o mundo. Não tem como fazer isso se o negócio não for autosustentável. 

Espero que este texto ajude você a entender a diferença entre ações ESG e empresas de impacto mais clara e que você considere adotar práticas responsáveis ​​de ESG e investir em soluções de impacto para ajudar a melhorar o mundo.  

Você também pode se interessar: