Histórias de Transformação

Vela Afetiva

Tenho alguns potes em casa. Aquele de vidro, com a boca mais larga, herdei da minha avó, fiquei com ele porque adorava o cheirinho que saía dele quando ela abria para guardar seus brincos. Cheirava alfazema. Este outro pote me lembra uma viagem incrível que fiz, é de cerâmica, todo desenhado por fora. Além desses, tenho 5 potes de cimento que aprendi a fazer numa aula de bricolagem.

Tive uma ideia: Em todos eles, quero colocar velas. Gosto das de cera ecológica, por serem menos poluentes e pela queima ser mais bonita. Descobri que a Ciclou faz esse trabalho de preencher meus potes com elas. E ainda posso escolher os aromas de minha preferência !

No pote de vidro, quero a vela pink, com aroma de alfazema para continuar o perfume que minha avó colocava nele. E o melhor, por ele ter a boca mais larga e ser de vidro, eu posso escolher o refil extra para nunca ficar sem acendê-la.

O de cerâmica vou querer branco, pois ele é opaco e não vai aparecer a cor , e nesse não vou pedir refil extra, porque por ser de cerâmica (poroso) , quem faz a vela não vai poder fazê-lo exatamente do mesmo tamanho, mas posso tentar pedir para fazer algum refil que caiba nele, mesmo não ficando exatamente na mesma largura.

O mesmo vale para meus potes de cimento, principalmente, porque estes seriam vasos, por isso eles tem uma “cinturinha” e alguns são estreitos embaixo e largos em cima, então, não tem como fazer um refil extra mesmo. Vou usá-los para enfeitar mesas com velas e outras plantas.

Mas, com certeza, todos esses potes voltarão muitas vezes para a ciclou preenchê-los. Assim, posso variar cores e aromas que eu quiser.

E se sobrar cera nos potes, será que posso enviar assim mesmo ou tenho que limpá-los?  E na hora de usar o refil extra, como faço pra tirar a cera anterior? Tirei essas dúvidas na ciclou, e soube que posso enviar para eles sem tirar a cera do pote, mas se eu quiser tirar, é simples:

  •  Só remover o que tiver de cera, com auxílio de uma espátula, e jogar no lixo,
  •  NUNCA  descarte em ralos ,
  •  Ao retirar a sobra de cera, caso esteja muito grudada nas paredes dos potes (geralmente os de cerâmica e cimento), não force, pois eles podem quebrar e você pode se machucar. Então, melhor enviar para ciclou assim mesmo.

Falando nisso , valem algumas dicas de como medir o tamanho do refil (em ml):

  •   Para medir quantos ml cabem nos potes para enviar para a ciclou, só preencher com água os recipientes vazios, até mais ou menos um dedo da borda do pote;
  •   Em caso de potes mais altos, como o copo, recomenda-se deixar de dois a três dedos da borda, por questão estética e de queima.

Sabia também que os potes mais largos (ex.: bomboniere), geralmente vão com dois ou três pavios , dependendo do diâmetro, para que a queima fique mais uniforme?

Outros cuidados importantes pra você saber na hora usar a sua vela :

  •   Sempre tomar cuidado para não deixar perto de crianças e pets, tanto na hora de limpar quanto na hora de acender.
  •   Não acenda a vela em locais com muito vento.
  •   Não deixe as velas acesas perto de cortinas ou tecidos.
  •   Nunca deixe as velas acesas quando não estiver ninguém no local.

 Com isso, meus potes, hoje , continuam com minhas lembranças e criando novas, através das velas e seus momentos em que são acesas.

Se você está sempre em busca de uma vida mais sustentável e conectada com o meio ambiente, aproveite para acompanhar o blog da ciclou e nossas redes sociais!

Você também pode se interessar: