Consumo Consciente

Presenteie de forma sustentável com marcas que pensam no meio ambiente

A ciclou tem como propósito proporcionar uma nova experiência de consumo eco e sócio responsável, e, pensando nisso, oferecemos serviços de transformação em peças de roupa, objetos e acessórios. É uma ótima opção para dar presentes pois todos nossos serviços e peças são peças únicas, cheias de histórias e feitas artesanalmente. Possuímos uma equipe de pequenos artesãos de diferentes segmentos, com trabalhos incríveis e muita vontade de fazer acontecer.

Queremos educar nossos clientes e seguidores de forma consciente que é possível reutilizar roupas, recriar peças utilizando outras que já existem, dar novas funções e significados também para decoração. Queremos impactar a forma de consumo do dia a dia.

Segundo o site EcoAssist, a indústria têxtil é uma das que mais causam efeitos no meio ambiente, impactando flora e fauna. Por ano, cerca de 98 milhões de toneladas de recursos naturais são utilizados na produção de peças de roupa, incluindo fibras sintéticas, fertilizantes e produtos químicos. Somente a produção de tecido, utiliza 93 milhões de metros cúbicos de água, o que impacta as regiões ao redor.

Continua após a publicidade

Com o objetivo de reduzir o uso de recursos naturais para fabricar novos tecidos, e evitar o descarte incorreto destas peças no solo, e aumentando ainda mais a poluição e resíduos tóxicos no solo, nós da ciclou, adotamos a economia circular como modelo de trabalho. É uma economia restaurativa e regenerativa por princípio” (ELLEN MACARTHUR FOUNDATION, 2017). 

Oferecemos para nossos clientes, serviços como styling box, onde a pessoa nos envia algumas peças que não usa mais e não tem interesse em doar ou vender e transformamos em novas, no tamanho e estilo desejado. Criamos mochilas afetivas com roupas de valor sentimental que estão paradas, ou que não servem, e damos um novo propósito àqueles vidrinhos de temperos ou papinhas que ficam ali parados na estante, transformando-os em refis de velas ecológicas que podem ser feitas também em xícaras sem par, em potinhos comprados como lembranças de alguma viagem ou um objeto que acabou quebrando.

Talvez você tenha um chinelo de dedo que a alça arrebentou, ao invés de jogá-lo fora, podemos recriar uma pantufinha de crochê super confortável e chique. Garrafas de vinho vazias que vão se acumulando ao longo dos anos e nunca sabemos ao certo o que fazer com elas, a ciclou pode transformá-las em uma mesa de centro que se transforma em uma mesinha para o café na cama ou uma tábua para cortes em geral.

Continua após a publicidade

São tantas infinidades e possibilidades de reutilizar e evitar o descarte irregular de lixo, de adquirir algo único, com história e propósito, além de você estar ajudando o meio ambiente.

Marca brasileira dobra que cria carteiras, capas para notebook, bags e até mesmo tênis de papel. O material utilizado pela marca se chama Tyvek, sendo uma fibra sintética produzida pela Dupont.

Além de toda a estética diferente dos produtos, os produtos são 100% recicláveis, veganos e contam com experiências diferentes para o consumidor. As embalagens onde os produtos são enviadas se transformam em algo, como um cofre, por exemplo. 

Se você enjoar ou quiser simplesmente trocar de produto, poderá enviar o antigo para ser reciclado e reutilizado na confecção do novo. Lembrando que todas as estampas são feitas por artistas e o todo o valor ganho da marca, tem renda revertida para instituições e ONGs.

A Soeco é uma marca de absorventes de tecido. Com várias opções de tamanhos, estampas e kits personalizados, a empresa atua diretamente no descarte de lixos.

Segundo o site Menos 1 lixo, uma mulher chega a utilizar 16 mil absorventes durante toda a vida e gasta cerca de R$10.000 com os produtos.

A vida útil de um absorvente de tecido é de cinco anos, se higienizado corretamente.

Continua após a publicidade

Viver Noronha é uma empresa de escovas de bambu. Com várias opções de kits e preços, a empresa tem como missão defender o meio ambiente, promover a paz, visando diminuir o consumo de plástico e aumentar o consumo sustentável.

Uma escova de plástico demora mais de 300 anos para se decompor, enquanto a de bambu da Viver Noronha são 100% biodegradáveis.

A marca também possui outros produtos que visam o consumo consciente, como hastes flexíveis biodegradáveis, talheres de bambu e fraldas de tecido.

Segundo dados do WWF (Fundo Mundial para a Natureza) de 2019, o Brasil é o quarto país que mais gera lixo plástico, informações do Banco Mundial também apontam que cada brasileiro produz cerca de 1kg de lixo desse tipo por semana.

Pensando em transformar essa realidade, a Natural do Barbosa criou Shampoos, condicionadores, cremes, hidratantes e uma infinidade de produtos com embalagens plásticas. Sim, elas são recicláveis, mas será que o destino da sua embalagem de shampoo foi a reciclagem?

Foi pensando nisso que a empresa “Natural do Barbosa” surgiu. Produtos para o dia a dia, como shampoo e condicionador, mas em barras, gerando ZERO plástico e ZERO substâncias tóxicas. 

Continua após a publicidade

A ideia deu tão certo que outros produtos começaram a circular também, como óleos corporais, argilas, colônias, máscaras de tratamento, etc. Os produtos são embalados em saquinhos de tecido e caixas de papelão.

Produtos de beleza são um dos segmentos mais procurados por aí, tanto online quanto em lojas físicas. Não há quem resista ao glow up que uma make garante.

Já imaginou poder usar produtos de maquiagem sem peso na consciência? Sem medo de ter sido testado em animais, ou se a embalagem será descartada corretamente depois?

A AmoKatiré pensou e deu vida a tudo isso. Opções veganas, produtos multiuso – aqueles que podem ser usados para mais de uma coisa – embalagens de menor impacto ambiental e claro, uma gama de variedade. Olhos, boca, pele, acessórios e muito mais. 

Qual dessas marcas e empresas você daria um presente especial?

Se você está sempre em busca de uma vida mais sustentável e conectada com o meio ambiente, aproveite para acompanhar o blog da ciclou e nossas redes sociais!

Você também pode se interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *