Consumo Consciente

5 podcasts sobre sustentabilidade para você começar a ouvir agora

Nós sabemos que a adoção de hábitos mais sustentáveis não acontece do dia para a noite e nada melhor que contar com uma ajudinha extra de podcasts sobre sustentabilidade nesse momento de busca por mais conhecimento teórico e prático sobre o assunto.

Um episódio leva a outro e essa cadeia de informações impacta diretamente na forma como nos percebemos como parte integrante do meio ambiente, conectada com a natureza e demais seres que nela coexistem. 

Quanto mais conteúdo de qualidade consumimos e compartilhamos, mais gente sai ganhando. Então vamos lá conhecer alguns podcasts sobre sustentabilidade? 

Aproveita para dar uma olhada também:

10 maneiras de diminuir o consumo de plástico

5 podcasts sobre sustentabilidade para dar o play o quanto antes

1- Mulheres sustentáveis

Aproveitando que o mês de março é todo nosso, o podcast “Mulheres sustentáveis” é uma ótima dica para quem é apaixonado(a) por sustentabilidade e deseja aprender com a liderança feminina a colocar o discurso verde em prática!

No episódio #23, a jornalista Geiza Rocha bate um papo com Regina Tchelly, a fundadora do Favela Orgânica, abordando assuntos como nutrição, aproveitamento de alimentos e como fazer a diferença mesmo com pouco.

Vamos falar de reconexão com alimentação? Ouça o episódio Sustentabilidade e o aproveitamento até o talo!

2- O tempo virou

Um ponto essencial para quem é fã de sustentabilidade: é preciso desenvolver uma visão sistêmica do assunto. 

Mas o que isso quer dizer na prática? 

Quando buscamos uma vida mais sustentável precisamos entender que tudo está relacionado e nós somos responsáveis por cada escolha feita.

O que comemos e onde compramos nossa comida; o que vestimos e como lidamos com as peças que não nos cabem mais; as marcas que apoiamos ou deixamos de apoiar. 

Todas essas pequenas escolhas diárias podem ser benéficas ou prejudiciais ao meio ambiente. 

Para quem busca um podcast sobre sustentabilidade que aborda temas diversos, “O tempo virou” apresentado pela Giovanna Nader, comunicadora e consultora sustentável, é uma excelente fonte de aprendizado.

A cada episódio a apresentadora conversa com pessoas que estão inseridas nos mais diversos contextos e mercados (nutrição, moda, estética e por aí vai), o que contribui para uma visão ao mesmo tempo ampla e aprofundada sobre o assunto.

E nosso destaque especial vai para o episódio #27: Viva a moda artesanal!

3- Vista seus valores

O podcast “Vista seus valores” tem como objetivo deixar a moda sustentável mais acessível e trazer soluções que contribuam para um consumo mais consciente. No episódio #7, Amanda Martins, a CEO aqui da ciclou, contou um pouco mais sobre a sua trajetória na sustentabilidade, compartilhando com os ouvintes como passou por uma transição de hábitos (da maquiagem à limpeza de casa) e hoje tem como propósito ressignificar peças de valor afetivo através de um novo ciclo de vida.

Marcas Responsável: ciclou com Amanda Martins

4- O beabá da sustentabilidade

Gustavo Soares e Renato Gatti apresentam “O beabá da sustentabilidade”, discutindo sobre temas diversos relacionados ao desenvolvimento sustentável

Direitos humanos, compostagem, desperdício de alimentos, mudanças climáticas, cidades sustentáveis e carros elétricos são alguns dos assuntos que você encontrará neste podcast. Hoje vamos destacar um episódio bem importante publicado recentemente sobre o e-lixo produzido no Brasil e iniciativas que devem orientar o descarte desse tipo de resíduo.

Ouça o episódio 59: E-Lixo no Brasil!

5- Copo ½ Cheio

Esse é o podcast apresentado pela ativista ambiental, palestrante, comunicadora e idealizadora do Menos 1 Lixo, Fê Cortez. Nesse podcast você vai ouvir muito sobre a grandiosidade das pequenas mudanças e do seu poder como indivíduo que todos os dias toma milhares de decisões.

Para conhecer mais sobre essa jornada de regeneração humana e da natureza, aproveite para ouvir o episódio #10 sobre o poder do indivíduo.

Se você está sempre em busca de uma vida mais sustentável e conectada com o meio ambiente, aproveite para acompanhar o blog da ciclou e nossas redes sociais!

texto por Morgana (@mundo.de.morgana)

Você também pode se interessar: