Consumo Consciente

A Vantagem do Armário Cápsula

A redução da compra de produtos de consumo tem sido uma tendência em todo o mundo. Isso porque não há mais lugar para tanto lixo e produtos subutilizados. Por isso, cada vez mais lemos sobre a importância de ter uma compra consciente. Devemos comprar exatamente aquilo que nos falta e que combine com aquilo que já temos em casa. Essa é uma compra inteligente. Aliado a estas atitudes, a criação de um armário cápsula, com tudo aquilo que é necessário para nós e nada mais, tem sido cada vez mais explorado.

A ideia do armário capsula é manter apenas aquelas peças que fazem sentido, sem excessos e produtos desconexos. Esse armário pode ser formado para ser utilizado por um curto período de tempo ou ser montado por estação. E se possível, deve compor os itens que já temos em casa, assim não há a necessidade de consumir mais produtos. O número de peças neste armário pode variar entre 15-45, incluindo roupas e acessórios, como sapatos, bolsas, lenços e pijamas. Claro que as peças e o número variam de pessoa para pessoa, ele precisa ser personalizado. O segredo do sucesso é essas peças se combinarem para que possa fazer uma grande variação entre elas.

A vantagem deste armário sucinto é evitar o consumo excessivo e utilizar bastante peças já compradas. O consumo deve ser feito de forma consciente, a compra de uma peça deve substituir outra do mesmo estilo. Outra vantagem é a experiência de que não precisa de muito para variar nos looks. O aumento da criatividade e do autoconhecimento também são pontos interessantes para se abordar. A mala de viagem fica muito mais fácil de ser preparada quando se tem poucas opções. A organização também fica mais fácil. O tempo de escolha do look é reduzido.

Mas o armário também tem desvantagens, como o sentimento de ansiedade por não ter muitas opções, não ter um look para um evento especial como casamento, por exemplo, peças diferentes para mudanças climáticas ou situações menos cotidianas. Entretanto, o armário cápsula é uma excelente ideia para você aproveitar mais as peças que tem e ter um consumo ainda mais consciente.

Para conhecer mais textos da Mari aqui na ciclou, aproveite pra conhecer aqui: Como não cair no Greenwashing da modaA sustentabilidade estampada nas vitrines de Milão , As roupas e as emoções A importância da moda circular

Se você está sempre em busca de uma vida mais sustentável e conectada com o meio ambiente, aproveite para acompanhar o blog da ciclou e nossas redes sociais!

Você também pode se interessar: