Consumo Consciente

Eventos Sobre Upcycling: Conheça Todos

Muito se fala sobre o upcycling, termo em inglês que significa reutilizar materiais (que podem ser tecidos, aviamentos ou roupas) usados, dando uma nova vida e aumentando seu ciclo de vida.  Isso é muito diferente de reciclagem, pois a modificação da peça é quase sempre manual e visa manter suas características próprias. O upcycling não é mais uma tendência, consiste em uma necessidade do mundo atual e a criatividade mais autenticidade pode ser unida aqui para produzir peças maravilhosas e valiosas, tanto quanto aquelas feitas com materiais novos.

Com a procura cada vez maior por informações sobre a técnica, vem crescendo as ações e eventos sobre o tema. No Brasil, acabou de finalizar o evento Lixo Zero 2022 em São Paulo, promovido pelo Instituto Lixo Zero, ABRAPS e parceiros, e reunindo empresas que entendem da problemática e soluções da emergência climática. O evento contou com a presença da ciclou, e também cooperativas, empreendedores, ativistas e o poder público, discutindo sobre economia circular, compostagem, upcycling, desperdício de alimentos, design de eventos regenerativas, design sustentável e impacto dos resíduos nas mudanças climáticas.

O Brasil Fashion eco week é outro evento que tem o intuito de discutir a sustentabilidade, especificamente na área da moda. Promove boas práticas de sustentabilidade no mercado e indústria da moda brasileira, reunindo conteúdos educativos e inspiradores, desfiles, salão de negócios, exposições e atividades de empreendedorismo. O evento ocorre anualmente no mês de novembro em São Paulo e o upcycling é sempre um dos temas abordados e discutidos.

Em setembro haverá o Art Pop Upcycled Fashion Show onde 12 designers da upcycle irão transformar os outdoors ArtPop de moda da alta costura na passarela em Charlotte, NC, Estados Unidos. A Void Studios irá apresentar um novo desfile de moda em que quatro estilistas terão o desafio de reciclar oito looks para a passarela com orçamento limitado (32 looks/modelos no total). Este evento ocorrerá em julho em Denver, CO.

Já o Fashion Upcycling ocorrerá em agosto em Londres e a estilista Cassie Quinn irá auxiliar os participantes no desenvolvimento de uma roupa a partir de peças reutilizadas. O Fashion Revamp Club: Upcycle, Mend and Restyle ocorrerá em julho na Austrália e tem o intuito de mostrar dicas e truques para reciclar as roupas ou peças de tecido. Todos esses eventos são para a família inteira.

Em Paris e Istambul ocorrerá o Upcycling Fashion Short Course, em que a IFA Paris e a Born Again Vintage abrirão as portas internacionais da Moda Sustentável através de aulas de upcycling e Reconstrução de Roupas para alunos.

 Há também eventos globais para profissionais ainda este ano, como a Conferência Internacional sobre Textile Recycling and Recycled Clothing em julho em Vienna, Austria. O evento visa reunir os principais cientistas acadêmicos, pesquisadores e acadêmicos para trocar e compartilhar experiências e resultados de pesquisa em todos os aspectos da reciclagem têxtil e de vestuário. Uma ação bem interessante requer que você redefina seu relacionamento com a moda assumindo o Compromisso Sem Roupas Novas 2022. De junho a setembro, junte-se à comunidade Remake para pausar as compras de roupas novas por 90 dias e, em vez disso, refletir sobre os hábitos de consumo e como você pode desempenhar um papel na formação do futuro da indústria da moda.

      Todos os eventos, pequenos ou grandes, para famílias ou profissionais são essenciais para nos educar sobre o upcycling. Ainda sabemos pouco sobre como diminuir o lixo na moda e produzir com sustentabilidade, por isso, todo ensinamento é bem-vindo. Espero que em 2023 já possamos estar um pouco mais preparados para agir com consciência quando se fala em sustentabilidade em geral.

Para conhecer mais textos da Mari aqui na ciclou, aproveite pra conhecer aqui: Como não cair no Greenwashing da moda, A sustentabilidade estampada nas vitrines de Milão , As roupas e as emoções , A importância da moda circular

Se você está sempre em busca de uma vida mais sustentável e conectada com o meio ambiente, aproveite para acompanhar o blog da ciclou e nossas redes sociais!

      

Você também pode se interessar: