Consumo Consciente

Como criar novos produtos e ser sustentável ao mesmo tempo

Olá, eu sou Mariana Silos, nasci em Araçatuba (interior de São Paulo), sou de áries (mas sou legal) e trabalho como cool hunter em Amsterdam. Tenho um canal no youtube onde falo sobre comportamento, tendência de moda e vocês me verão por aqui escrevendo sobre sustentabilidade e o mundo lindo poluente da moda.

A sustentabilidade é um tema urgente, pois o planeta está sofrendo com a super população humana que a cada dia devasta e polui mais em prol do consumo. Um dos maiores problemas ambientais hoje e nos próximos anos são o aquecimento global e a devastação de ecossistemas que estão comprometendo a nossa existência, de acordo com o último relatório da ONU sobre o clima. A boa notícia é que temos tempo para mudar essas previsões e uma pesquisa recente mostrou que, pelo menos, 69% dos jovens pesquisados acreditam que a mudança climática é uma emergência.

Falar da sustentabilidade na moda é importante, pois essa é uma das indústrias que mais poluem e o capitalismo acelerou muito essa situação. Após a industrialização, a moda passou a produzir de forma exagerada lançando muitos produtos novos todos os dias em lojas físicas e, mais recentemente, em lojas virtuais. A necessidade de sempre ter roupas diferentes nos foi sempre imposto e o descarte e desperdício se tornou insustentável. A maioria das roupas descartadas em aterros sanitários e lixões possuem menos de um ano de uso e parece que a solução mais adequada para continuarmos vivos nos próximos anos é não consumir e não produzir novos produtos.

No entanto, se pararmos de produzir novas peças, acarretamos outro problema sério que é o desemprego visto que a cadeia da moda ocupa a terceira posição no ranking das indústrias mais empregatícias no mundo. Então, como falar de sustentabilidade e moda ao mesmo tempo? Existem algumas formas de trabalhar a sustentabilidade na moda e falarei muito sobre isso por aqui. Porém hoje, trago duas soluções que no meu ver são as mais importantes que são o upcycling e o uso de tecidos recicláveis e biodegradáveis.

Sem dúvida nenhuma, mudar a matéria-prima dos tecidos é um dos maiores passos para a sustentabilidade fashion e utilizar materiais reciclados, ou então, priorizando materiais que impactam menos o meio ambiente é um grande passo na transformação de um futuro melhor. O upcycling também é uma forma muito interessante de adquirir um produto sem precisar produzir uma peça nova, pois esse trabalho consiste na criatividade de transformar uma peça antiga em uma nova reutilizando muitos produtos que estão sendo descartados inutilmente.

A moda que vinha sendo um entretenimento precisa urgentemente mudar para a moda que é sustentável e só conseguiremos fazer isso mudando nossos hábitos, escolhendo melhores materiais, exigindo leis mais rigorosas de proteção ao meio ambiente e se informando a respeito. O upcycling e o uso de matéria-prima reciclável e/ou biodegradável nos tecidos são os principais passos para conseguirmos mudar a moda poluente que conhecemos hoje.

Referências:

Se você está sempre em busca de uma vida mais sustentável e conectada com o meio ambiente, aproveite para acompanhar o blog da ciclou e nossas redes sociais!

Você também pode se interessar: