O futuro da sustentabilidade depende de nós e atualmente, estamos preocupados com o impacto da moda no meio ambiente. É comum pensarmos se realmente devemos comprar determinado produto, se a produção dele afetou o ambiente, se os trabalhadores foram bem pagos e até como será o descarte. Por isso, a realidade da produção e de consumo está mudando, para se adequar a estes novos consumidores que são exigentes e já podemos ter uma noção de como será o futuro da sustentabilidade.
O futuro das empresas
O mercado já está investindo em tecnologias para substituir as matérias-primas usadas que prejudicam o meio ambiente. O processo de produção também poderá ser adequado com o intuito de minimizar danos às pessoas e ao ambiente. Muitos produtos estão sendo produzidos a partir de materiais orgânicos ou reciclados. Outra mudança muito importante é que as empresas serão responsáveis pelo descarte de seus produtos, tornando então cíclicas. Esse é um passo considerável, pois confia a responsabilidade àqueles que as produzem. As marcas se tornarão mais transparentes, apresentando como foi realizada cada etapa de produção.
Os futuros consumidores
Além das mudanças empresariais, o comportamento dos consumidores também está mudando, de forma que a reutilização de peças estão sendo cada vez mais comuns, assim como a compra de roupas usadas, mas ainda em bom estado. O consumo continuará, mas de uma forma mais inteligente, lenta e informada. As pessoas querem saber como foi feita a peça, se causou mal a algum ser vivo, se houve um grande gasto de água, se o material utilizado tem qualidade e durabilidade.
Os futuros produtos
Essa mudança comportamental sobre a sustentabilidade é tão clara que os produtos veganos, pet friendly ou recicláveis estão cada vez mais em alta. Inclusive o número de empresas com este discurso está aumentando cada dia mais. Já notou a quantidade de opções sustentáveis hoje em dia? E esse é um passo essencial, hoje já temos o prazer de poder optar por produtos que impactam menos a vida das pessoas que as produziram e ao ambiente em que são descartadas.
Se você está sempre em busca de uma vida mais sustentável e conectada com o meio ambiente, aproveite para acompanhar o blog da ciclou e nossas redes sociais!