Consumo Consciente

Diminuir o Consumo de Plástico: Conheça 10 maneiras

O plástico representa 13,5% da produção de lixo sólido no Brasil, conforme dados da SELURB (Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana). Durante a  pandemia do coronavírus, o consumo desse material teve um aumento entre 25% e 30%, segundo dados do ABRELPE, isso se deve a procura por serviços de delivery e também aos materiais hospitalares. 

De todo o lixo produzido pelos brasileiros, apenas 1,3% é reciclado. A coleta desses produtos é majoritariamente feita por catadores de recicláveis e cooperativas, que precisam desses materiais para sobreviver.

Pensando em alternativas para diminuir os impactos causados por esse vilão, o plástico, separamos 10 dicas de como mudar nossos hábitos.

1-  Diga adeus aos canudos. Procure ter seus próprios canudos de metal ou bambu e os deixe sempre por perto, assim você não precisará utilizar os de plástico; ou simplesmente adote não usar o canudo. 

2- Troque suas escovas de dente de plástico pelas de bambu. O tempo de decomposição do plástico é de 500 anos, já a de bambu apenas 30; 

3- Tenha sempre em mãos sua ecobag. Seja para fazer compras no supermercado ou na feira;

4- Prefira produtos a granel. Além de evitar o desperdício de alimentos, você mesmo pode levar seu potinho de vidro, evitando o uso de plástico;

5- Procure escolher produtos em embalagens de vidro, papelão ou alumínio, evitando o uso de plástico e seus malefícios para saúde e o meio ambiente. 

6- Evite a sessão de congelados no supermercado. Esses alimentos fazem mal a saúde e contém muito plástico de uso único, gerando um enorme fluxo de lixo;

7- Troque as fraldas e absorventes descartáveis pelos reutilizáveis de tecidos. Existem várias marcas que já produzem esses produtos, depois de usar é só lavar e está novinho em folha; além de ser mais benéfico para saúde, reduz o volume de lixo gerado.

Continua após a publicidade

8- Quando pedir delivery, solitice que não enviem descartáveis, como talheres e copos, tenha seu kit em mãos;

9- Tenha seu próprio copo reutilizável na bolsa, assim quando precisar tomar água em algum lugar, terá o seu próprio e evitará utilizar o de plástico; 

10- Na hora das compras, evite pesar seus alimentos nos saquinhos plásticos, coloque direto na cestinha ou tenha seus saquinhos retornáveis, como os feitos de tecido. 

Você já pratica alguma dessas ações sustentáveis? Conheça também o impacto dos microplásticos no meio ambiente.

Se você está sempre em busca de uma vida mais sustentável e conectada com o meio ambiente, aproveite para acompanhar o blog da ciclou e nossas redes sociais!

Você também pode se interessar:

One thought on “Diminuir o Consumo de Plástico: Conheça 10 maneiras

Comments are closed.