Histórias de Transformação

Garrafas de bebida viram pé de mesa de madeira

Acho que vocês vão nos entender quando dissermos que temos um certo apego emocional com garrafas de bebida. E a ciclou, portanto, não podia deixar de dar algumas soluções pra dar um novo ciclo de vida pra elas. Afinal, nascemos na pandemia, e por um bom tempo, muita gente só conseguiu conversar e chorar as mágoas com a companhia delas.

Garrafas de vinho com rótulos lindos; garrafas com estilos diferentes e coloridas; garrafas de bebidas mais requintadas como tequilas, conhaques e licores. Garrafas que estão com aquele restinho de bebida, que ficamos com dó de tomar, e deixamos pra um momento especial. As vezes, estão vazias, mas gostamos de guardar com a desculpa de que é pra lembrar do nome da bebida. Também tem aquelas bebidas que ganhamos de presente com uma garrafa bem diferente, mas a bebida não é tão boa assim, então a garrafa fica lá, cheia, enfeitando os bares das nossas casas.

E se você é um amante de garrafas de bebida, esse post é pra você. A ideia da ciclou é trazer várias alternativas de transformação pra vocês, mas neste artigo vamos focar em uma apenas, a mesa de madeira de demolição peroba rosa, com pé de garrafa . É uma alternativa muito elegante, que vai colocar a sua garrafa de bebida no centro da sua sala, e não no cantinho do bar.

E não é só a gente que está falando, a revista Casa e Jardim fez uma matéria, em dezembro de 2020, sugeriu a nossa mesa como um presente de Natal sustentável. Chique né? Nem nós poderíamos ter sugerido algo melhor.

Recorte da matéria Casa e Jardim sobre sugestões de presentes sustentáveis.

Detalhamos aqui neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a nossa mesa Peroba Rosa – Pé de Garrafa.

Características da mesa

A mesa é feita com madeira de demolição (ou seja, madeira que já estava sendo usada em outras construções, que acabaram sendo demolidas), e mais especificamente, do tipo peroba rosa. A madeira peroba rosa é uma madeira nobre, e quando lixada tem um acabamento impressionante. Ela vem de uma espécie de árvore nativa da mata atlântica brasileira, mas também é encontrada na Argentina, Paraguai Peru e Colômbia. No Brasil, é usada há séculos, razão pela qual a encontramos tanto nas demolições.

A coloração da madeira varia do amarelo ao rosa avermelhado, às vezes apresenta pequenos veios escuros. Por vir de demolições, a madeira também pode apresentar algumas imperfeições como queimados ou variações de cor entre as peças. A madeira é bastante resistente, mas também muito pesada e densa, a mesa portanto, pesa 8 KG e deve ser manuseada com cuidado.

Quando molhada, ela pode apresentar um cheiro amargo, mas seca rapidamente, portanto não tem a tendência de deixar marcas de água. Caso tenha exposição intensa ao sol, ela pode deixar marcas na coloração e deixar a peça com aspecto ressecado. A alteração de cores dificilmente pode ser revertida sem o devido lixamento e corte, mas você pode passar óleo mineral natural, de forma homogênea, pra deixar a peça menos ressecada.

Mesa vista de cima, com a madeira natural, sem verniz. Foto: Tomás Senna

Como usar a mesa

A mesa vem com três furos, para encaixar a boca das garrafas de bebida. O ideal seria usar três garrafas iguais, mas você pode usar garrafas diferentes, desde que estejam com a mesma altura pra mesa ficar retinha. Muitas garrafas de vinho por exemplo, vem com a altura padrão, então, você consegue variar. Os furos são feitos por encomenda, de acordo com a garrafa que você quer guardar e usar na sua mesa, mas se suas garrafas forem de vinho, temos um furo padrão de encaixe, e algumas unidades pra pronta entrega.

Para montar a mesa, a maneira mais fácil é apoiando a mesa verticalmente no chão, pelo lado com 2 furos. Encaixe duas garrafas e deixe a terceira em fácil acesso. Puxe a mesa em sua direção criando uma alavanca e encaixe a terceira garrafa para estabilizar. Lembre-se que todas as garrafas tem que ser da mesma altura pra mesa ficar equilibrada. Veja o vídeo abaixo demonstrando a montagem da mesa.

Exemplo montando a mesa da ciclou.Todos os vídeos desta página foram gravados por Marcello fts
Vídeo mostrando mesa pé de garrafa da ciclou.Todos os vídeos desta página foram gravados por Marcello fts

Não é uma boa ideia, após usar a mesa, tentar tirar a mesa com os pratos e comida em cima dela. Tire primeiro as peças de cima, e depois desmonte a mesa se quiser, tirando primeiro a garrafa que está sozinha de um dos lados. Mas nunca tire a mesa com várias coisas em cima, pois as garrafas podem se desequilibrar e cair.

A mesa fica incrível com vários tipos de garrafas e você ainda pode usá-las ainda cheias de vinho, vazias, com flores ou até customizadas. E se você precisar de ajuda com ideias na customização da garrafa, trazemos várias ideias na pasta do pinterest e também temos um serviço exclusivo pra te ajudar com isso. Assim, quando a sua mesa estiver sendo usada de outra forma, as garrafas também podem ser usadas como abajures improvisados, vasos ou apenas como decoração.

Várias formas e lugares de usar a mesa da ciclou

Consumo consciente também é comprar algo que tenha utilidade e você pode usar várias vezes e/ou em várias ocasiões. Por isso, fizemos uma seleção de 7 formas não tão convencionais de usar a nossa mesa, que você pode não ter pensado. Assim, ao adquirir a sua mesinha, ela vai ser ainda mais útil, e vai poder aproveitá-la ainda mais vezes.

Servir café da manhã

Com a mesa, é natural você começar a criar pequenos eventos e situações especiais para usá-la. Uma excelente opção, é curtir um café da manhã especial . A mesa tem espaço para acomodar bem uma pessoa. Mas se a companhia for boa, pode caber mais um. 😋

Aproveite e coloque uma flor em uma das garrafas vazias, para deixar o momento ainda mais especial. Você pode colocar a mesa em uma varanda, no jardim, ou num cantinho da casa que você possa se acomodar no chão. Coloque almofadas, um tapete com textura, e abuse de itens baixos e alegres para enfeitar esse espaço. Veja um exemplo abaixo desse momento especial:

Vídeo mostrando um exemplo de cenário com o café da manhã servido na mesa da ciclou.

Apoio pra pintar ou desenhar

Se você tem crianças na área, a nossa mesa tem a altura perfeita para elas desenharem nos livros de pintura com os lápis de cor. Você também pode abusar das flores, naturais ou artificiais e colocar um tapetinho e almofadas para ela se aconchegar sentada de perna de índio, no chão mesmo.

Os adultos que gostam de pintar ou desenhar também podem usar a mesinha para criar aquele espaço criativo, cheio de design, criatividade e alegria. Esse cenário é perfeito para usar as garrafas customizadas, e você pode trocar as garrafas de tempos em tempos com novas cores e formatos de pintura.

Vídeo de um exemplo de cenário usando a mesa da ciclou como apoio pra desenho e pintura.

Apoio pra pipoca

Quem nunca derrubou pipoca no sofá, que atire a primeira pedra. Você só não sabia que a nossa mesa era o que faltava pra tornar aquela noite de filmes em casa mais legal. Posicione a madeira no meio do sofá e ela vai dar um ótimo apoio para quem tiver sentado nos dois lados.

Vídeo mostrando um exemplo de cenário usando a mesa da ciclou como apoio pra pipoca no sofá.

Você pode apoiar a pipoca, o refri e por que não, a taça de vinho. Como a mesa é bem densa e pesada, ela não vai ficar se mexendo no sofá, deixando as bebidas a salvo em cima do sofá e um ótimo suporte para pipoca. Você pode usar os porta-copos, para não deixar a água dos copos molhar a madeira, mas se isso acontecer, não tem problema, só tirar o excesso com guardanapo, e a água seca rapidinho.

Noite com o date

Uma mesa feita de garrafas de vinho pede uma noite de vinho com queijos, não é verdade? Você pode guardar os vinhos fechados que for servir ao longo da noite, na própria mesa. O ideal é ter no mínimo 4 garrafas disponíveis, 1 servindo e 3 na mesa. Quando uma garrafa acabar, você troca uma perna da mesa com a garrafa cheia pela vazia, e assim vai.

A altura da mesa também possibilita criar um clima aconchegante, com almofadas bem acomodadas. Aproveite o clima e acenda várias velas para ambientalizar o cenário. E quando a vela acabar, você pode inclusive fazer o refil com o nosso serviço.

Vídeo com um cenário de date a noite, usando a Mesa Peroba Rosa com pé de garrafa, da ciclou.

Apoio na piscina

Se você tem piscina em casa, outro lugar que você pode usar a nossa mesa é de apoio na cadeira da piscina, pois a altura também é certinha. A questão de usar nesse ambiente é o sol, que pode prejudicar a cor da peça. Mas a elegância é abundante e tomar um drink na piscina, com essa mesa, é para poucos. Veja o cenário que montamos no vídeo abaixo.

Vídeo mostrando um exemplo de como usar a mesa da ciclou na piscina ou jardim.

Ponto de Luz decorativo

Você já sabia que a mesa era bem decorativa, e que pode ser usada em vários ambientes, mas você talvez não contava em transformar a mesa em um grande abajur. Dentro do nosso kit reutiliza garrafas, colocamos a opção de ter um fio de fada com luzes, porque assim, qualquer garrafa pode virar um rápido abajur. Assim, rapidamente você terá um apoio decorativo, caso a luz acabe ou até deixar uma luz acesa no banheiro caso alguém esteja doente e precise levantar muito a noite.

No vídeo abaixo, você consegue ver como a mesa fica charmosa com garrafas com o fio de fada em um canto da varanda. Você encontra com várias cores, e até colorido. Esta forma de utilizar a nossa mesa deixa qualquer ambiente da sua casa, à noite, muito aconchegante.

Vídeo mostrando a mesa da ciclou com pé de garrafa enfeitado com fio de fada.

Tábua de corte

A mesa pé de garrafa da ciclou não foi desenhada para ser uma tábua de corte, mas é possível usá-la sim para essa finalidade, se necessário. Primeiro, porque não usamos acabamento com verniz tóxico, apenas óleo mineral. Então você não corre o risco de intoxicar o alimento que for cortado na madeira.

Além disso, esta tábua não tem recuo na beirada para acumular água dos alimentos, ou o sangue da carne. Porém, possui três grandes buracos que podem escorrer esses líquidos ao fazer o corte. Outro ponto positivo, é que após o uso você pode facilmente lavá-la, que secará rápido e voltará a cor original.

Vídeo mostrando um exemplo de usar a mesa da ciclou como tábua de carne.

Porém, tem alguns cuidados para esse uso que queremos ressaltar. O corte dos legumes ou da carne deve deixar arranhões na peça, diminuindo a vida útil da sua mesa. Neste caso, você pode fazer o corte sempre do mesmo lado, e quando for usar como mesa, deixar a parte lisa para cima.

Outro risco que pode acontecer neste uso é deixar os líquidos de carne e legumes por muito tempo na tábua, sem higienizar adequadamente. Além de acumular bactérias e fungos na madeira, pode ocorrer alteração da cor da peça, deixando possíveis marcas permanentes.

Novos ciclos da mesa

Por esse e outros riscos que a madeira pode ter, de tanto usar, você pode ocasionalmente pedir uma manutenção na sua mesa, para a ciclou, através do whatsapp ou e-mail. Vamos lixar a parte danificada e fazer acabamento, para você conseguir voltar a usar a sua mesa por mais tempo. A peça porém, não pode ser lixada tantas vezes, pois a largura dela tem um limite mínimo necessário para sua sustentação. Se este for o caso, vamos adorar transformar a sua mesa em novos produtos, e dar um novo ciclo de vida para ela.

Como e onde guardar a minha mesa

Você pode deixar sempre a mesa montada em algum espaço da sua casa. Mas, se quiser desmontá-la, as garrafas se forem enfeitadas viram decoração e vasos, e a tábua vira enfeite em cima de uma mesa ou aparador . Você pode também pendurá-la na parede com cordas ou cintos, bem firmes.

Quero uma mesa pra mim!

Se depois de conhecer todos estes detalhes da nossa mesa, você já se convenceu que este produto é elegante, sustentável e versátil, você pode solicitar a sua mesa através do nosso e-commerce no link abaixo:

E qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

Bora ciclar ?

Você também pode se interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *