Histórias de Transformação

Colcha de Piquet se Transforma em Mochilas Afetivas | ciclou

As avós são seres iluminadas, repletas de amor e sempre dispostas a amar. Dona Maria de Paulo Araújo não era diferente com os netos, principalmente com Janaina. De origem indígena, a família é grande e muito unida.

Como os velhos costumes passam de geração em geração, dona Maria quis presentear Janaina, que na época tinha 17 anos, com uma colcha de piquet que seria para começar a montar o enxoval da menina. Janaina nunca se casou, mas sempre fez bom uso do presente.

A produtora cultural vive entre São Paulo e Minas Gerais e sempre que tem oportunidade vai até Divinópolis-MG para rever a avó. Infelizmente em 2019 dona Maria foi diagnosticada com Alzheimer, e em uma das visitas Janaína viu outra colcha sob a cama e pediu de presente a avó, que prontamente lhe deu. Para os demais familiares talvez as colchas não tivessem tanta importância ou não fossem vistas como bonitas, mas para a neta era muito mais do que uma peça de enxoval. Uma parte da ancestralidade, de histórias e vidas que foram tocadas por aquela colcha e, que agora, seguiria para a rotina dela.

Ao todo a produtora cultural possuía quatro colchas que eram da avó e da bisa e pensando em eternizar dona Maria de uma forma diferente, Janaína encomendou mochilas afetivas que foram feitas com a colcha de piquet, sendo uma para ela e o restante para outros membros da família. 

A técnica de tie dye deixou as peças ainda mais bonitas e especiais. Janaína ficou muito emocionada ao ver as mochilas e gostou bastante do resultado.

Para eternizar momentos e pessoas de uma forma diferente encomende nossa mochila afetiva abaixo:

Você também pode se interessar: