Qual é a origem desta coleção?
No final de 2021, a ciclou começou a fazer coleções de produtos feitos de materiais e resíduos que nos era ofertado, doado e alguns que íamos atrás.
Hoje temos uma rede de seguidores, pessoas e marcas que nos acompanham que na esperança de dar um destino mais nobre para alguns retalhos cheios de história. As pessoas nos pedem para fazer essas transformações e é contando com o apoio de vocês que nos acompanham, gostam e querem colaborar com a arte dos artesãos da nossa rede que contamos com a ajuda de vocês pra divulgar e adquirir esses produtos únicos e cheios de amor.
Quais são as histórias por trás dos tecidos?
Igor Miotto, 56, é o gerente de uma empresa que atua no ramo têxtil fabricando capas de almofadas, assentos, futons, toalha de mesa, jogo americano e cortinas. Igor se ofereceu para doar os retalhos que não usaria mais para ciclou e darmos continuidade a retalhos de tecidos que atendem clientes muito renomados e grandes. O material oferecido pelo Igor nos permite dar um diferencial e qualidade à peça, sem perder o valor sustentável da composição.
Lina é dona da loja da Roupa do pet, e nos conheceu pelas nossas redes sociais. A empresa tinha muitos retalhos de roupas de frio, roupas e bandanas que produziam para a loja, e mesmo aproveitando os tecidos ao máximo, agora eles possuem diversos outros fornecedores, pra variar os tipos de produtos e para atender vários tipos de raça. Por essa razão, ela não tinha mais como usar o material que usava para fazer as roupinhas e nos presenteou com uma série de viés, retalhos, e material de costura.
Daniela Fazio é diretora de palco e nos pediu um serviço de transformação de um manto indiano lindo que tinha em casa a muitos anos, mas que já estava todo rasgado. O material foi devidamente lavado e recuperado para fazermos uma série de produtos aos poucos para vocês. Uma das peças foi pra Dani, e você pode encontrar todos os detalhes dessa história aqui.
Esther, nossa seguidora, possuía vários tecidos de cortina em casa que pertenciam à sua falecida mãe, que morava no interior de São Paulo. Os tecidos ficaram guardados por bastante tempo, pois guardavam lindas lembranças. Foram entregues para ciclou, que lavou, separou e dividiu entre alguns artesãos da base para fazer peças lindas de fim de ano, brancas para vocês.
A fundadora da loja Gatos de museo nos conheceu em uma feira pet que participamos e quis contribuir com tecidos lindos de malha e outros retalhos e materiais de costura, como botões de ímã. Alguns tecidos grandes de malha viraram camisetinhas lindas que fizemos para Casa Causa e set sustentável usarem de camisetas para eventos que estão organizando. Os botões de ímã e viés usamos muito nas nossas bolsas que fazemos pra vocês.
Yvete, uma senhora de 79 anos, é conhecida por todos por ser muito organizada e também por guardar tudo. Sabendo disso, vários conhecidos levavam a ela retalhos, tecidos, botões fofos de criança e vários materiais de costura, para que ele desse um destino nobre a esse material. Foi conhecendo nosso trabalho que Yvete então tomou uma decisão difícil, de finalmente dar um novo ciclo de vida e oportunidade para esse material e foi então que doou a ciclou o material que poderia ser reaproveitado, e a partir dele, vamos fazer muitas bolsas e peças lindas. Yvete também adquiriu uma bolsa pra ela feita dos retalhos que ela mais gostou e amou o resultado!
Rô trabalha na marca Rey Moda Pet, e ela nos conheceu em um evento pet que a ciclou participou. Ela tinha muitos retalhos de tecido que usava na produção própria de roupinhas para a sua marca, mas como não tinha mais um destino para essas peças, decidiu colaborar conosco com tecidos, retalhos e aviamentos estilosos que estamos usando para produzir peças para vocês.
Manô trabalha em uma boutique de marca, e contribuiu conosco com tecidos rosa de cetim lindos. Os tecidos doados são sobras de lenços produzido pelo @mrjobim.studio para um cliente, que infelizmente não aprovou o material. Por isso, ficaram com os retalhos e procuraram uma alternativa para não os jogar fora! Foi assim que encontraram o instagram @ciclouoficial e fizeram a doação pois acreditam que os retalhos podem se transformar em algo especial para alguém. 🙂
Coleta de máscaras da ciclou. Nossa primeira onda de coleta foi em São Paulo, em um evento presencial na Vila Madalena, no Sábado dia 26 de Março e na sequência fizemos uma coleta maior no dia 29 de Abril para captar biquinis, calças jeans que viraram também mochilas pra empresa Itaminas, e muitas máscaras, para nos permitir a criar peças como a mochila de máscaras. Na nova coleta, muitos parceiros participaram dessa iniciativa com pontos físicos. Veja alguns deles:
Envolve Bioembalagens: Praça Heráclito, 52 – Campo Limpo
ASAAP Associação dos Amigos do Alto de Pinheiros:
Guarita da Aster: Praça Província de Saitama, esquina Rua Oquira x Rua Murupi – Alto de Pinheiros
Bucc Workspaces : Av. Pedroso de Morais, 2120 – Pinheiros
Coletivo das Vilas Beatriz, Ida e Jataí
Pão do Túlio: Rua Dom Rosalvo 85, loja 1 – Sumarezinho
Loja ViandCo: Rua Joaquim Floriano, 111 sala 2 – Itaim Bibi
Kinder Kampus School: Rua Dep. João Sussumu Hirata, 480/780 – Vila Andrade e outras escolas que estão aderindo através da nossa parceria com a Reconectta.
Hotel Renassence SP
Conheça alguns produtos dessa coleção: