ESG

Doação ou investimento: o descarte responsável nas empresas

roupas upcycling

Hoje em dia, a pauta ESG (Environmental, Social and Governance – ou Ambiental, Social e Governança) já não é mais uma tendência, e sim uma exigência para todas as empresas.

Um dos grandes desafios que pertencem a este campo é a gestão dos materiais a serem descartados, já que o impacto ambiental e social de um descarte incorreto é cada vez mais evidente. 

Entre as diferentes soluções buscadas por empresas para este desafio está a doação desses materiais. Porém, você sabia que esta não é a solução mais responsável a ser tomada?

No artigo de hoje, você vai aprender porque doar materiais sem uso não é suficiente para configurar um descarte correto, além de entender a importância dos serviços de upcycling e reciclagem para garantir um destino adequado. Boa leitura! 

Doar materiais descartados: uma prática comum, mas limitada

Quando falamos de práticas sustentáveis, muitas empresas acreditam que doar materiais que iriam para o lixo, para empresas, ONGs e artesãs, seja a saída mais responsável com o planeta. 

Afinal, a empresa evita que os resíduos vão parar em aterros sanitários e ainda ajuda aqueles que podem reaproveitar os materiais, certo? Não é bem assim.

É necessário olhar além: embora a solução pareça bem-intencionada, ela também tem limitações, não garante a economia circular e ainda não ajuda de fato essas pessoas. O que acontece é que  o processo de coleta, separação e transformação destes resíduos fica por conta de indivíduos ou organizações que não recebem a devida remuneração por seu trabalho.

Não podemos perder de vista que revender resíduos ou transformá-los por meio de upcycling também demanda etapas de limpeza, organização, armazenamento, marketing e venda. 

Por este motivo, não remunerar os responsáveis por este trabalho é impor novas dificuldades a quem busca dar novos ciclos de vida para esses materiais. 

Por que pagar pelo serviço é a atitude correta?

Uma política de sustentabilidade deve ir além das boas intenções. Investir em práticas de descarte responsável significa remunerar adequadamente os profissionais e empresas envolvidas neste processo. Confira: 

Gestores de resíduos garantem a separação e encaminhamento corretos dos materiais. Empresas especializadas em reciclagem possuem a expertise para reintegrar esses materiais em novos ciclos produtivos. Já as redes de artistas e artesãos de upcycling, como a ciclou,  transformam materiais em novos produtos, com valor estético e funcional. 

Pagando pela retirada e encaminhamento de seus próprios materiais, ou pelos produtos resultado da transformação do material, as empresas não somente resolvem o problema do descarte, mas assumem o compromisso de promover um impacto socioambiental positivo, valorizando trabalhadores e fortalecendo a economia. 

Transformar descarte em oportunidade: o potencial do upcycling

A boa notícia é que, caso pagar pela coleta do material não agrade a empresa, os materiais que seriam descartados podem ganhar nova vida e até gerar valor para a sua empresa. 

A ciclou se especializa em encontrar soluções criativas e funcionais para transformar materiais antigos em produtos inovadores e brindes corporativos personalizados, ajudando marcas a se alinharem com práticas mais sustentáveis.

Os produtos podem ser usados pelo time, em eventos, como brindes para clientes, em projetos educativos, em oficinas, ou até serem revendidos pela própria empresa.

O budget para essas finalidades normalmente já existe nas áreas de marketing, vendas e de RH, ou seja, você vai conseguir unir objetivos e projetos de várias áreas da empresa, com os da área de sustentabilidade,

Imagine transformar uniformes e banners em mochilas ou outros itens exclusivos, cheios de propósito e carregando inúmeras histórias. Além de solucionar o desafio do descarte, sua empresa colabora com uma cadeia de produção mais justa e comprometida com o ESG, se tornando uma empresa com muito mais propósito e engajando muito mais seus stakeholders.

Um novo olhar sobre os descartes

Doar materiais que já não têm mais uso pode parecer o caminho mais simples, mas fortalecer os profissionais e empresas envolvidos no processo de reciclagem e upcycling é o que realmente faz a diferença. O compromisso com a sustentabilidade está em agir de forma responsável, não terceirizando a sua responsabilidade para outras instituições – e sim garantindo que os resíduos tenham um fim adequado e transformador. 

Que tal dar um novo destino àquilo que sua empresa está pensando em descartar? Visite o nosso site www.ciclou.com.br e descubra como transformar resíduos em oportunidades de impacto positivo!

Lembrou de alguém? Encaminhe para ela: